Conheça a diferença entre buracos negros, buracos brancos e buracos de minhoca

Assim como os buracos negros, os buracos de minhoca surgem como soluções válidas para as equações de teoria da relatividade geral, de Albert Einstein. E, assim como os buracos negros, eles nunca Leia mais »

Vamos conversar sobre ciência?

Em seu avanço, a ciência muitas vezes teve de lutar para ser aceita pelas pessoas comuns. Parte do problema acontece porque costumamos ter opiniões sobre o mundo, e em geral gostamos que Leia mais »

Conheça alguns softwares gratuitos de astronomia para você ficar mais perto do universo astronômico

Com o avanço das novas tecnologias todo mundo teve mais possibilidade de se informar sobre o seu assunto favorito, com os apaixonados por astronomia não está sendo diferente. Existem e no mercado Leia mais »

Conheça as 7 maiores descobertas que tiveram ajuda da ciência

1. Estrutura do DNA James Watson e Francis Crick descobriram em 1953 a estrutura do DNA e a partir disso foi possível mapear a herança genética e todos os estudos de genes Leia mais »

Conheça as principais curiosidades sobre os planetas do sistema solar

Os planetas do sistema solar contam com características próprias e complexidades que impressionam até mesmo os menos entusiasmados pela Astronomia. Ao conhecer um pouco mais sobre eles, você pode perceber que existem Leia mais »

O que o vácuo quântico pode te ensinar sobre a realidade

A ciência moderna conta com novas descobertas que ampliaram o horizonte de conhecimento humano ao ponto de mudar a perspectiva de realidade. Muitas teorias da ciência moderna superam a ficção científica e Leia mais »

Saiba mais sobre as estrelas, constelações e nebulosas

Você sabe a diferença entre estrelas e constelações? Deseja conhecer um pouco mais sobre elas e sobre as nebulosas? Então você está no lugar certo. Toda a história da humanidade foi marcada Leia mais »

Você sabe o que é a teoria do tudo? Conheça mais sobre ela!

Quem nunca se preguntou sobre o limite do conhecimento humano, sobre qual é a fronteira da ciência ou o que falta para descobrirmos algo muito importante para a humanidade? Essa resposta certamente Leia mais »

Stonehenge e a Ciência de Mundos Distantes

O Stonehenge é um monumento histórico localizado no sul da Inglaterra. Arqueólogos concordam que sua datação é de cerca de 3.000 anos a.C.  Formado por diversas pedras que chegam a medir cinco Leia mais »

UFO e a Bíblia

Existem muitos relatos de UFO’s e aparições de ET’s por ai. Mas os relatos mais antigos (e esquisitos) se encontram no velho testamento. Muitos dizem que não tem nada a ver, mas Leia mais »

 

Alimentos sem glúten emagrecem?

bread-food-healthy-breakfast-large

Atualmente, há uma crescente busca por um estilo de vida mais saudável. Glúten é uma palavra muito falada no mundo fitness, mas você sabe realmente o que são estas duas substâncias? Será que dietas sem glúten realmente emagrecem?

Para responder esta pergunta, vamos começar do básico: o que é glúten? Glúten é uma mistura de proteína que encontramos geralmente em cereais como trigo, centeio, cevada e aveia, ou seja, no pão, pizza, bolachas, macarrão, entre outros produtos que consumimos no dia a dia. Ele é responsável por “dar a liga” nas massas. O problema é que o glúten contem certos componentes alergênicos, como a gliadina, que podem trazer males para o organismo – em pessoas sensíveis ao glúten ou que possuem a doença celíaca, que é uma intolerância a esta substância que causa um processo inflamatório intestinal crônico, prejudica a absorção de nutrientes, provocando danos ao organismo.

A pergunta que não quer calar é: uma dieta sem glúten realmente funciona?

Apesar da popularização destas dietas, quem realmente precisa excluir este composto da dieta são os pacientes celíacos, portadores da doença autoimune. O glúten em si não “engorda nem emagrece”. Como ele está presente em alimentos muito calóricos, como pães e massas, a retirada desses alimentos causa, consequentemente, uma perda de peso. Em pessoas sensíveis ao glúten, a dieta provoca melhora no funcionamento do trato gastrointestinal, já que o glúten é de difícil digestão, reduzindo assim a sensação de inchaço e aumento abdominal.

Desta forma, a melhora do padrão alimentar e estilo de vida associada à retirada do glúten da dieta que é a verdadeira responsável pelo emagrecimento, e não ao glúten em si. Se você é sensível ao glúten ou é portador da doença celíaca, é essencial ter um acompanhamento médico e nutricional.

Se você deseja emagrecer, a recomendação é reduzir o consumo de carboidratos simples e investir em alimentos integrais, que possuem os chamados carboidratos complexos – que dão a sensação de saciedade por mais tempo. Antes de fazer qualquer dieta, procure acompanhamento nutricional.

Top Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.