Conheça a diferença entre buracos negros, buracos brancos e buracos de minhoca

Assim como os buracos negros, os buracos de minhoca surgem como soluções válidas para as equações de teoria da relatividade geral, de Albert Einstein. E, assim como os buracos negros, eles nunca Leia mais »

Vamos conversar sobre ciência?

Em seu avanço, a ciência muitas vezes teve de lutar para ser aceita pelas pessoas comuns. Parte do problema acontece porque costumamos ter opiniões sobre o mundo, e em geral gostamos que Leia mais »

Conheça alguns softwares gratuitos de astronomia para você ficar mais perto do universo astronômico

Com o avanço das novas tecnologias todo mundo teve mais possibilidade de se informar sobre o seu assunto favorito, com os apaixonados por astronomia não está sendo diferente. Existem e no mercado Leia mais »

Conheça as 7 maiores descobertas que tiveram ajuda da ciência

1. Estrutura do DNA James Watson e Francis Crick descobriram em 1953 a estrutura do DNA e a partir disso foi possível mapear a herança genética e todos os estudos de genes Leia mais »

Conheça as principais curiosidades sobre os planetas do sistema solar

Os planetas do sistema solar contam com características próprias e complexidades que impressionam até mesmo os menos entusiasmados pela Astronomia. Ao conhecer um pouco mais sobre eles, você pode perceber que existem Leia mais »

O que o vácuo quântico pode te ensinar sobre a realidade

A ciência moderna conta com novas descobertas que ampliaram o horizonte de conhecimento humano ao ponto de mudar a perspectiva de realidade. Muitas teorias da ciência moderna superam a ficção científica e Leia mais »

Saiba mais sobre as estrelas, constelações e nebulosas

Você sabe a diferença entre estrelas e constelações? Deseja conhecer um pouco mais sobre elas e sobre as nebulosas? Então você está no lugar certo. Toda a história da humanidade foi marcada Leia mais »

Você sabe o que é a teoria do tudo? Conheça mais sobre ela!

Quem nunca se preguntou sobre o limite do conhecimento humano, sobre qual é a fronteira da ciência ou o que falta para descobrirmos algo muito importante para a humanidade? Essa resposta certamente Leia mais »

Stonehenge e a Ciência de Mundos Distantes

O Stonehenge é um monumento histórico localizado no sul da Inglaterra. Arqueólogos concordam que sua datação é de cerca de 3.000 anos a.C.  Formado por diversas pedras que chegam a medir cinco Leia mais »

UFO e a Bíblia

Existem muitos relatos de UFO’s e aparições de ET’s por ai. Mas os relatos mais antigos (e esquisitos) se encontram no velho testamento. Muitos dizem que não tem nada a ver, mas Leia mais »

 

Conheça a diferença entre buracos negros, buracos brancos e buracos de minhoca

buraco de minhoca

Assim como os buracos negros, os buracos de minhoca surgem como soluções válidas para as equações de teoria da relatividade geral, de Albert Einstein. E, assim como os buracos negros, eles nunca foram observados diretamente, mas surgem tão facilmente na teoria de alguns físicos que somos encorajados a pensar que podem sim ser encontrados e que é totalmente lógico acrescentá-los nas equações e na visão científica do universo.

Além dos buracos negros, existem também os denominados buracos brancos. Um buraco branco é a reversão do tempo teórico de um buraco negro e, enquanto um buraco negro suga qualquer coisa que atravessa o horizonte de eventos, um buraco branco atua como uma fonte que ejeta matéria de seu horizonte de eventos. Alguns cientistas até especulam que há um buraco branco no “outro lado” de todos os buracos negros, onde toda a matéria do buraco negro suga é soprado para fora em algum universo paralelo, e mesmo que o que nós pensamos como o Big Bang pode na verdade, ter sido o resultado desse fenômeno.

3

Os cientistas também notaram que as duas soluções, descrevendo duas regiões diferentes do espaço-tempo poderia ser matematicamente ligados por uma espécie de espaço-tempo, e que, pelo menos em teoria, o buraco negro “entrada” e buraco branco “saída” poderiam estar em diferentes partes do mesmo universo ou mesmo em diferentes universos. Einstein explorou estas ideias em 1935, juntamente com Nathan Rosen, e os dois conseguiram uma solução conhecida como uma ponte de Einstein-Rosen (também conhecido como um fenda espacial ou um buraco de minhoca).

2

Um buraco de minhoca é um atalho entre regiões distantes do espaço-tempo. Para compreender melhor o que é um buraco de minhoca, considere a analogia de um pedaço de papel com duas marcas de lápis desenhados sobre ele (a representar dois pontos no espaço-tempo), a linha entre eles mostrando a distância de um ponto a outro em condições normais de espaço-tempo. Se o papel é agora dobrado sobre quase o dobro (o equivalente a entortar drasticamente o espaço-tempo), em seguida, cutucando o lápis através do papel fornece uma maneira muito mais curta do que a que liga os dois pontos: um atalho através do espaço-tempo muito parecido um buraco de minhoca.

4

Alguns teóricos são encorajados a pensar que contrapartes reais podem, eventualmente, ser encontrado ou talvez, usado como um túnel ou de atalho para a viagem espacial de alta velocidade entre pontos distantes ou até mesmo para viajar no tempo (com todos os potenciais paradoxos que poderia implicar). No entanto, uma característica geralmente aceita sobre os buracos de minhoca é que eles são inerentemente muito instáveis e provavelmente colapsam em um tempo muito mais curto do que seria necessário para passar para o outro lado. De qualquer modo, preveem que eles entrariam em colapso instantaneamente se mesmo a menor quantidade de matéria (mesmo um único fóton) tentasse passar por eles.

Top Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.