Conheça a diferença entre buracos negros, buracos brancos e buracos de minhoca

Assim como os buracos negros, os buracos de minhoca surgem como soluções válidas para as equações de teoria da relatividade geral, de Albert Einstein. E, assim como os buracos negros, eles nunca Leia mais »

Vamos conversar sobre ciência?

Em seu avanço, a ciência muitas vezes teve de lutar para ser aceita pelas pessoas comuns. Parte do problema acontece porque costumamos ter opiniões sobre o mundo, e em geral gostamos que Leia mais »

Conheça alguns softwares gratuitos de astronomia para você ficar mais perto do universo astronômico

Com o avanço das novas tecnologias todo mundo teve mais possibilidade de se informar sobre o seu assunto favorito, com os apaixonados por astronomia não está sendo diferente. Existem e no mercado Leia mais »

Conheça as 7 maiores descobertas que tiveram ajuda da ciência

1. Estrutura do DNA James Watson e Francis Crick descobriram em 1953 a estrutura do DNA e a partir disso foi possível mapear a herança genética e todos os estudos de genes Leia mais »

Conheça as principais curiosidades sobre os planetas do sistema solar

Os planetas do sistema solar contam com características próprias e complexidades que impressionam até mesmo os menos entusiasmados pela Astronomia. Ao conhecer um pouco mais sobre eles, você pode perceber que existem Leia mais »

O que o vácuo quântico pode te ensinar sobre a realidade

A ciência moderna conta com novas descobertas que ampliaram o horizonte de conhecimento humano ao ponto de mudar a perspectiva de realidade. Muitas teorias da ciência moderna superam a ficção científica e Leia mais »

Saiba mais sobre as estrelas, constelações e nebulosas

Você sabe a diferença entre estrelas e constelações? Deseja conhecer um pouco mais sobre elas e sobre as nebulosas? Então você está no lugar certo. Toda a história da humanidade foi marcada Leia mais »

Você sabe o que é a teoria do tudo? Conheça mais sobre ela!

Quem nunca se preguntou sobre o limite do conhecimento humano, sobre qual é a fronteira da ciência ou o que falta para descobrirmos algo muito importante para a humanidade? Essa resposta certamente Leia mais »

Stonehenge e a Ciência de Mundos Distantes

O Stonehenge é um monumento histórico localizado no sul da Inglaterra. Arqueólogos concordam que sua datação é de cerca de 3.000 anos a.C.  Formado por diversas pedras que chegam a medir cinco Leia mais »

UFO e a Bíblia

Existem muitos relatos de UFO’s e aparições de ET’s por ai. Mas os relatos mais antigos (e esquisitos) se encontram no velho testamento. Muitos dizem que não tem nada a ver, mas Leia mais »

 

Conheça as principais curiosidades sobre os planetas do sistema solar

sistema solar

Os planetas do sistema solar contam com características próprias e complexidades que impressionam até mesmo os menos entusiasmados pela Astronomia. Ao conhecer um pouco mais sobre eles, você pode perceber que existem tantas semelhanças e diferenças que se completam que é impossível não querer saber mais e mais. Por isso, conheça as principais curiosidades e características sobre cada um deles.

Mercúrio
mercurio

A superfície do planeta mercúrio conta com escarpas e cristais com quilômetros de altura que se estendem por centenas e centenas de quilômetros. A superfície é semelhante (visualmente) a da lua por ser marcada por muitas crateras. A rotação de marte dura 58 horas e um ano em Mercúrio duram 87 dias. Ele é o planeta mais próximo do sol e é composto basicamente por hélio, sódio e oxigênio.

Vênus
venus

A superfície de Vênus conta com várias crateras, diversos vulcões em formação e em atividade e as rochas vulcânicas cobrem quase 90% do planeta. A rotação de Vênus dura 243 horas e um ano 224 dias. O planeta mais fogoso do sistema solar cota com dióxido de carbono e nitrogênio em abundância.

Terra
terra

Não seria justo passar batido pela terra, ela não é o único planeta no sistema solar que existe vida e sim o único que existe vida humana, mas considerando a abundância em vida desde os microrganismo até os sistemas complexos como  o dos humanos, a palavra vida é um mero referencial arcaico. A composição básica da atmosfera da terra é nitrogênio e oxigênio.

Marte

Mars

Muitos pesquisadores acreditam que existe água em marte. O planeta conta com duas luas, a atmosfera é composta por dióxido de carbono, nitrogênio e oxigênio, o tempo de rotação é de 24, 6 horas e ele demora 687 dias para dar uma volta ao redor do sol. É o mais próximo da terra do que todos os outros planetas do sistema solar.

Jupter

jupter Ele é o maior planeta do sistema solar e é composto quase totalmente por gases e com núcleo rochoso. Isso significa que ele não tem uma superfície sólida como a da terra e a dos planetas rochosos. Jupter tem 63 luas e é maior do que todos os planetas do sistema solar juntos. Para dar uma volta ao redor do sol o planeta demora quase 12 anos da terra, mas o tempo de rotação do planeta é e média 10 horas.

Saturno
saturno

O planeta Saturno é menos denso do que a água, isso porque, assim como Jupter, é um planeta gasoso com núcleo rochoso. Os famosos anéis de saturno são compostos por gelo em abundância, poeira e material rochoso. O tempo de rotação de Saturno é 10 horas e ele demora 29 anos e 167 dias para dar uma volta completa ao redor do sol.

Urano
urano

Quanto mais longe da terra, mais difícil fica obter informações sobre os astros. Isso devido as limitadas tecnologias humanas, mas algumas sondas indicam que Urano não possui núcleo rochoso como Jupter e Saturno, sendo então completamente gasoso. Ele demora 84 anos para dar uma volta completa ao redor do sol.

Netuno
netuno

Nessa altura você já percebeu que quanto mais longe do sol, mais demora para um planeta dar uma volta completa ao redor dele, o famoso movimento de translação. No caso de Netuno, o planeta demora 164 anos. Por ser o último planeta (porque Plutão não é mais considerado um planeta), ele é o que mais demora. Mas, como você também deve ter percebido, o movimento de rotação não tem nada a ver com a distância do sol e sim com a massa do planeta. No caso de Netuno, ele demora 16 horas para dar uma volta em torno do seu próprio eixo.

Top Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.