Conheça a diferença entre buracos negros, buracos brancos e buracos de minhoca

Assim como os buracos negros, os buracos de minhoca surgem como soluções válidas para as equações de teoria da relatividade geral, de Albert Einstein. E, assim como os buracos negros, eles nunca Leia mais »

Vamos conversar sobre ciência?

Em seu avanço, a ciência muitas vezes teve de lutar para ser aceita pelas pessoas comuns. Parte do problema acontece porque costumamos ter opiniões sobre o mundo, e em geral gostamos que Leia mais »

Conheça alguns softwares gratuitos de astronomia para você ficar mais perto do universo astronômico

Com o avanço das novas tecnologias todo mundo teve mais possibilidade de se informar sobre o seu assunto favorito, com os apaixonados por astronomia não está sendo diferente. Existem e no mercado Leia mais »

Conheça as 7 maiores descobertas que tiveram ajuda da ciência

1. Estrutura do DNA James Watson e Francis Crick descobriram em 1953 a estrutura do DNA e a partir disso foi possível mapear a herança genética e todos os estudos de genes Leia mais »

Conheça as principais curiosidades sobre os planetas do sistema solar

Os planetas do sistema solar contam com características próprias e complexidades que impressionam até mesmo os menos entusiasmados pela Astronomia. Ao conhecer um pouco mais sobre eles, você pode perceber que existem Leia mais »

O que o vácuo quântico pode te ensinar sobre a realidade

A ciência moderna conta com novas descobertas que ampliaram o horizonte de conhecimento humano ao ponto de mudar a perspectiva de realidade. Muitas teorias da ciência moderna superam a ficção científica e Leia mais »

Saiba mais sobre as estrelas, constelações e nebulosas

Você sabe a diferença entre estrelas e constelações? Deseja conhecer um pouco mais sobre elas e sobre as nebulosas? Então você está no lugar certo. Toda a história da humanidade foi marcada Leia mais »

Você sabe o que é a teoria do tudo? Conheça mais sobre ela!

Quem nunca se preguntou sobre o limite do conhecimento humano, sobre qual é a fronteira da ciência ou o que falta para descobrirmos algo muito importante para a humanidade? Essa resposta certamente Leia mais »

Stonehenge e a Ciência de Mundos Distantes

O Stonehenge é um monumento histórico localizado no sul da Inglaterra. Arqueólogos concordam que sua datação é de cerca de 3.000 anos a.C.  Formado por diversas pedras que chegam a medir cinco Leia mais »

UFO e a Bíblia

Existem muitos relatos de UFO’s e aparições de ET’s por ai. Mas os relatos mais antigos (e esquisitos) se encontram no velho testamento. Muitos dizem que não tem nada a ver, mas Leia mais »

 

De olho na validade de produtos cosméticos

fashion-girl-makeup-paint

Todos os produtos cosméticos e de beleza possuem uma data de validade, assim como produtos alimentícios. É muito importante prestar atenção nos prazos fornecidos pelo fabricante, já que a utilização de produtos vencidos pode causar irritações e alergias.

Há dois prazos importantes que devem ser considerados: a) validade de prateleira, que é o tempo em que o produto continua da forma como saiu da fábrica enquanto fechado e acondicionado de forma correta. Geralmente, dura de 3 a 5 anos, variando de acordo com o cosmético; b) validade após abertura da embalagem, que é o tempo de vida útil do produto após aberto e acondicionado de acordo com as instruções presentes na embalagem. É um prazo mais curto, geralmente meses, que deve ser obedecido para evitar problemas como vermelhidão, descamação, inchaço, irritação e hipersensibilidade na pele e região onde o cosmético foi aplicado.

Apesar da adição de conservantes, produtos cosméticos como cremes e maquiagens são muito susceptíveis à contaminação, já que entram em contato frequentemente com microrganismos do ar e pele durante o manuseio. Após o vencimento, estes conservantes têm eficácia reduzida, elevando os riscos de contaminação.

Com o objetivo de aumentar a segurança dos usuários brasileiros, um conceito comum em países da Europa e nos Estados Unidos vem sendo adotado em nosso país: o PAO (Período após aberto, do inglês Period After Opening), que determina o período e que o produto pode ser utilizado após aberto. É importante seguir o prazo que expirar primeiro, seja PAO ou data de validade, já que assim você garantirá que o seu produto ainda está válido para uso.

Confira agora alguns produtos de maquiagem e suas validades:

  • Batom: 2 anos fechado – 3 meses aberto
  • Creme Antienvelhecimento: 3 anos fechado – 3 meses aberto
  • Bases: 6 anos fechado – 3 anos aberto
  • Rímel: 2 anos fechado – 3 meses aberto

*Os valores acima são uma estimativa. Verifique no rótulo a validade dos produtos que você tem em casa.

Top Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.