Conheça a diferença entre buracos negros, buracos brancos e buracos de minhoca

Assim como os buracos negros, os buracos de minhoca surgem como soluções válidas para as equações de teoria da relatividade geral, de Albert Einstein. E, assim como os buracos negros, eles nunca Leia mais »

Vamos conversar sobre ciência?

Em seu avanço, a ciência muitas vezes teve de lutar para ser aceita pelas pessoas comuns. Parte do problema acontece porque costumamos ter opiniões sobre o mundo, e em geral gostamos que Leia mais »

Conheça alguns softwares gratuitos de astronomia para você ficar mais perto do universo astronômico

Com o avanço das novas tecnologias todo mundo teve mais possibilidade de se informar sobre o seu assunto favorito, com os apaixonados por astronomia não está sendo diferente. Existem e no mercado Leia mais »

Conheça as 7 maiores descobertas que tiveram ajuda da ciência

1. Estrutura do DNA James Watson e Francis Crick descobriram em 1953 a estrutura do DNA e a partir disso foi possível mapear a herança genética e todos os estudos de genes Leia mais »

Conheça as principais curiosidades sobre os planetas do sistema solar

Os planetas do sistema solar contam com características próprias e complexidades que impressionam até mesmo os menos entusiasmados pela Astronomia. Ao conhecer um pouco mais sobre eles, você pode perceber que existem Leia mais »

O que o vácuo quântico pode te ensinar sobre a realidade

A ciência moderna conta com novas descobertas que ampliaram o horizonte de conhecimento humano ao ponto de mudar a perspectiva de realidade. Muitas teorias da ciência moderna superam a ficção científica e Leia mais »

Saiba mais sobre as estrelas, constelações e nebulosas

Você sabe a diferença entre estrelas e constelações? Deseja conhecer um pouco mais sobre elas e sobre as nebulosas? Então você está no lugar certo. Toda a história da humanidade foi marcada Leia mais »

Você sabe o que é a teoria do tudo? Conheça mais sobre ela!

Quem nunca se preguntou sobre o limite do conhecimento humano, sobre qual é a fronteira da ciência ou o que falta para descobrirmos algo muito importante para a humanidade? Essa resposta certamente Leia mais »

Stonehenge e a Ciência de Mundos Distantes

O Stonehenge é um monumento histórico localizado no sul da Inglaterra. Arqueólogos concordam que sua datação é de cerca de 3.000 anos a.C.  Formado por diversas pedras que chegam a medir cinco Leia mais »

UFO e a Bíblia

Existem muitos relatos de UFO’s e aparições de ET’s por ai. Mas os relatos mais antigos (e esquisitos) se encontram no velho testamento. Muitos dizem que não tem nada a ver, mas Leia mais »

 

É há ou a? X ou ch? Confira as dúvidas mais comuns de Português

shutterstock_154874867[1]

Na internet e nas redes sociais em geral temos a liberdade de escrever da maneira que preferimos, seja utilizando abreviações, falta de pontuação, acentuação, etc. Quando chega o momento em que precisamos escrever corretamente – em situações formais ou provas, por exemplo – surgem algumas dúvidas quanto a grafia e significado das palavras. Como o Português é um idioma repleto de detalhes, às vezes um acento fora do lugar modifica completamente o sentido de sua frase, por isso é preciso prestar muita atenção ao que você escreve, para que você não perca pontos em uma prova importante por um erro bobo.

Veja abaixo as dúvidas mais comuns de Português

1-À medida X Na medida
“À medida que” significa “à proporção que”, “ao mesmo tempo que”, “conforme”. Já a expressão “Na medida em que” corresponde a “tendo em vista que”. Veja alguns exemplos:
À medida que o ano passava, sentia-se cada vez mais angustiado. / Na medida em que não havia provas, saímos da escola.

2-Regência
Quando verbos, numa mesma frase, pedirem regências distintas, use uma preposição para cada um deles.
Certo: Ela viu o desfile e gostou dele.
Errado: Ela viu e gostou do desfile de ontem.

3-Debaixo de X De baixo
Esta é uma das dúvidas mais comuns de Português. Apesar de serem pronunciadas da mesma forma, as duas expressões possuem significados distintos. “Debaixo” é sempre seguido da preposição “de” e significa “sob”, contrário de “acima”. “De baixo”, separado, só pode ser usado em oposição a “cima”.
Exemplo:
Escondeu-se debaixo da mesa. / A parte de baixo da estante começava a se desfazer.

4-Em função de
A expressão “em função de” somente deve ser utilizada com a ideia de finalidade e dependência. Não confunda “em função de” com “em razão de”, “por causa de”.
Certo: Vivia em função da família.
Errado: As inundações ocorreram em função do entupimento do bueiro.

5-Há X a?
Usa-se “a” quando a palavra referir-se a tempo futuro ou distância.Utiliza-se “há” quando se tratar do verbo haver ou em referência a tempo passado.
Exemplos:
Daqui a 4 anos irei me formar. / Porto Alegre fica a 500 km daqui. / Há 10 pirulitos naquela sacola. / Isso ocorreu há muitos anos.

(Outra dúvida muito comum de Português é a utilização de há e atrás na mesma sentença. Apenas um é necessário ao se referir a tempo passado, ou seja, fale ” há muitos anos” ou “muitos anos atrás”.)

6-Ao invés de X Em vez de
“Ao invés de” significa “ao contrário de” e “Em vez de” significa “em lugar de”. Utilize “ao invés de” para indicar situações contrárias e “em vez de” para indicar substituição.
Exemplo:
Ao invés de virar à direita, ele enveredou pela esquerda. / Em vez de comer chocolate, ela comeu uma banana.

7-O mesmo
Não substitua pronomes e substantivos por “mesmo”. Está incorreto dizer “Fui à escola. A mesma estava fechada.”; diga “fui à escola. Ela estava fechada.

8-Por conta de
A utilização de “por conta de” é uma das dúvidas mais comuns de Português. Se você usa, em seus textos, “por conta de” como sinônimo de “por causa de” ou “em razão de”, saiba que isto é incorreto. “Por conta de” significa “a cargo de” ou “sob responsabilidade de”.
Certo: A elaboração da planta ficou por conta do doutor Ruy.
Errado: Por conta do novo trabalho, o pai não poderá tirar férias.

9- Senão X Se não
“Senão” equivale a “ao contrário”, “de outro modo”. Já “se não” significa “caso não”, “quando não”.
Exemplo:
Se não estiver ouvindo o que estou dizendo, me avise. / Estude, senão você reprovará em todas as disciplinas.

 

Top Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.