Conheça a diferença entre buracos negros, buracos brancos e buracos de minhoca

Assim como os buracos negros, os buracos de minhoca surgem como soluções válidas para as equações de teoria da relatividade geral, de Albert Einstein. E, assim como os buracos negros, eles nunca Leia mais »

Vamos conversar sobre ciência?

Em seu avanço, a ciência muitas vezes teve de lutar para ser aceita pelas pessoas comuns. Parte do problema acontece porque costumamos ter opiniões sobre o mundo, e em geral gostamos que Leia mais »

Conheça alguns softwares gratuitos de astronomia para você ficar mais perto do universo astronômico

Com o avanço das novas tecnologias todo mundo teve mais possibilidade de se informar sobre o seu assunto favorito, com os apaixonados por astronomia não está sendo diferente. Existem e no mercado Leia mais »

Conheça as 7 maiores descobertas que tiveram ajuda da ciência

1. Estrutura do DNA James Watson e Francis Crick descobriram em 1953 a estrutura do DNA e a partir disso foi possível mapear a herança genética e todos os estudos de genes Leia mais »

Conheça as principais curiosidades sobre os planetas do sistema solar

Os planetas do sistema solar contam com características próprias e complexidades que impressionam até mesmo os menos entusiasmados pela Astronomia. Ao conhecer um pouco mais sobre eles, você pode perceber que existem Leia mais »

O que o vácuo quântico pode te ensinar sobre a realidade

A ciência moderna conta com novas descobertas que ampliaram o horizonte de conhecimento humano ao ponto de mudar a perspectiva de realidade. Muitas teorias da ciência moderna superam a ficção científica e Leia mais »

Saiba mais sobre as estrelas, constelações e nebulosas

Você sabe a diferença entre estrelas e constelações? Deseja conhecer um pouco mais sobre elas e sobre as nebulosas? Então você está no lugar certo. Toda a história da humanidade foi marcada Leia mais »

Você sabe o que é a teoria do tudo? Conheça mais sobre ela!

Quem nunca se preguntou sobre o limite do conhecimento humano, sobre qual é a fronteira da ciência ou o que falta para descobrirmos algo muito importante para a humanidade? Essa resposta certamente Leia mais »

Stonehenge e a Ciência de Mundos Distantes

O Stonehenge é um monumento histórico localizado no sul da Inglaterra. Arqueólogos concordam que sua datação é de cerca de 3.000 anos a.C.  Formado por diversas pedras que chegam a medir cinco Leia mais »

UFO e a Bíblia

Existem muitos relatos de UFO’s e aparições de ET’s por ai. Mas os relatos mais antigos (e esquisitos) se encontram no velho testamento. Muitos dizem que não tem nada a ver, mas Leia mais »

 

Gorduras X Dietas

shutterstock_16330252[1]

As gorduras ganharam uma má fama no mundo do emagrecimento e alimentação saudável, mas saiba que nem todas elas fazem mal à saúde. As gorduras podem trazer diversos benefícios, se consumidas com moderação, é claro. Além de serem nutrientes importantes para o organismo, as gorduras dão sabor aos seus pratos, são fontes de energia e participam de processos estruturais e hormonais, além de contribuir para a saúde do coração. É importante, porém, consumir o tipo e a quantidade certa de gordura, pois uma dieta rica neste nutriente pode levar ao aumento de peso e obesidade.

Gorduras boas X Gorduras más

Frequentemente, as gorduras são divididas em boas e más, refletindo, assim, os seus efeitos no organismo. Gorduras insaturadas são o que chamamos de “gorduras boas” e há dois tipos: poli-insaturada e monoinsaturada. Já as gorduras saturadas e trans são as “gorduras ruins”, que são prejudiciais ao organismo.

  • Gorduras Monoinsaturadas: este tipo de gordura ajuda a reduzir os níveis de LDL (mau colesterol) no sangue, e está presente no azeite de oliva, abacate, óleo de palma e amendoim.
  • Gorduras Poli-insaturadas: este tipo de gordura, além de reduzir os níveis sanguíneos do LDL e prevenir doenças cardiovasculares, é essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico e absorção de vitaminas – principalmente as gorduras poli-insaturadas do tipo ômega 3 e 6. São encontradas em peixes como sardinhas e salmão e no óleo de linhaça.
  • Gorduras Saturadas: estas gorduras aumentam o nível de LDL no sangue, aumentando o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e contribuindo para o aumento da obesidade. As gorduras saturadas podem ser encontradas no óleo e derivados de coco, bacon e banha de porco, óleo de algodão, azeite de dendê, carnes gordurosas e laticínios integrais.
  • Gorduras Trans: este tipo de gordura pode ser encontrada em diversos alimentos, como produtos de panificação, biscoitos, alimentos processados, e é muito prejudicial à saúde, pois, a longo prazo, aumenta os níveis de LDL e diminui os níveis de HDL (bom colesterol) concomitantemente, podendo trazer diversos problemas no coração.
Top Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.