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O que são alimentos funcionais?

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Você já ouviu falar sobre alimentos funcionais? Eles são alimentos que, além de possuírem um valor nutritivo, trazem diversos benefícios à saúde quando consumidos regularmente. Os alimentos funcionais vêm sendo alvos de muitas pesquisas, que mostram o importante papel desempenhado por eles em nosso organismo. São capazes de alterar o nosso metabolismo e prevenir diversas doenças, como as doenças cardíacas, câncer, envelhecimento, problemas intestinais e até sintomas da menopausa.

É importante ressaltar que os alimentos funcionais não tem a propriedade de curar doenças, e sim atuam no tratamento e prevenção de condições médicas, reduzindo o risco de desenvolver determinadas enfermidades. O indicado é inserir esta classe de alimentos no cardápio e consumi-los regularmente, pois os benefícios podem ser vistos a longo prazo apenas – e não consumindo alimentos funcionais esporadicamente.

Veja abaixo 10 alimentos funcionais que você deve incorporar à sua dieta:

1-Soja: é capaz de reduzir o colesterol ruim (LDL) e auxiliar no controle dos sintomas da menopausa. A quantidade ideal é de 25 a 60 gramas por dia.

2-Aveia: reduz os níveis de colesterol e auxilia no controle da glicemia. A quantidade ideal de aveia que precisa ser ingerida diariamente é de 40 a 60 gramas por dia.

3-Peixes: ricos em ômega 3 e 6, ajudam a reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. É indicado ingerir 3 porções de peixe por semana.

4-Alho: o alho ajuda a diminuir a pressão arterial e os níveis de colesterol no sangue. A quantidade ideal a ser consumida é de 1 dente de alho por dia, preferencialmente cru.

5-Chá Verde: atua na redução do risco de desenvolver câncer de esôfago e estômago. Beba entre 4 a 6 xícaras de chá verde por dia.

6-Tomate: possui ação antioxidante – protegendo nossas células e DNA contra os radicais livres – e diminui o risco de desenvolver câncer de próstata. O ideal é consumir 10 porções semanais de tomate.

7-Espinafre: é capaz de diminuir o risco de degeneração macular – degeneração da parte central da retina relacionada à nitidez que pode levar à cegueira – e surgimento de catarata. Uma colher de sopa de espinafre por dia já é capaz de proteger os seus olhos.

8-Vinho tinto: deve ter tomado com precaução, pois é uma bebida alcoólica. Uma taça de vinho tinto por dia é capaz de reduzir o colesterol e estimular o sistema imunológico.

9-Maçã: 1 maçã por dia traz amor e alegria. Brincadeiras à parte, o consumo regular desta fruta é capaz de prevenir doenças cardiovasculares, trombose e câncer de pulmão.

10-Azeite de oliva: possui ácidos graxos em sua composição que estimulam o sistema imunológico e possuem propriedades anticancerígenas. A quantidade recomendada é de 1 colher de sopa por dia.

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