Conheça a diferença entre buracos negros, buracos brancos e buracos de minhoca

Assim como os buracos negros, os buracos de minhoca surgem como soluções válidas para as equações de teoria da relatividade geral, de Albert Einstein. E, assim como os buracos negros, eles nunca Leia mais »

Vamos conversar sobre ciência?

Em seu avanço, a ciência muitas vezes teve de lutar para ser aceita pelas pessoas comuns. Parte do problema acontece porque costumamos ter opiniões sobre o mundo, e em geral gostamos que Leia mais »

Conheça alguns softwares gratuitos de astronomia para você ficar mais perto do universo astronômico

Com o avanço das novas tecnologias todo mundo teve mais possibilidade de se informar sobre o seu assunto favorito, com os apaixonados por astronomia não está sendo diferente. Existem e no mercado Leia mais »

Conheça as 7 maiores descobertas que tiveram ajuda da ciência

1. Estrutura do DNA James Watson e Francis Crick descobriram em 1953 a estrutura do DNA e a partir disso foi possível mapear a herança genética e todos os estudos de genes Leia mais »

Conheça as principais curiosidades sobre os planetas do sistema solar

Os planetas do sistema solar contam com características próprias e complexidades que impressionam até mesmo os menos entusiasmados pela Astronomia. Ao conhecer um pouco mais sobre eles, você pode perceber que existem Leia mais »

O que o vácuo quântico pode te ensinar sobre a realidade

A ciência moderna conta com novas descobertas que ampliaram o horizonte de conhecimento humano ao ponto de mudar a perspectiva de realidade. Muitas teorias da ciência moderna superam a ficção científica e Leia mais »

Saiba mais sobre as estrelas, constelações e nebulosas

Você sabe a diferença entre estrelas e constelações? Deseja conhecer um pouco mais sobre elas e sobre as nebulosas? Então você está no lugar certo. Toda a história da humanidade foi marcada Leia mais »

Você sabe o que é a teoria do tudo? Conheça mais sobre ela!

Quem nunca se preguntou sobre o limite do conhecimento humano, sobre qual é a fronteira da ciência ou o que falta para descobrirmos algo muito importante para a humanidade? Essa resposta certamente Leia mais »

Stonehenge e a Ciência de Mundos Distantes

O Stonehenge é um monumento histórico localizado no sul da Inglaterra. Arqueólogos concordam que sua datação é de cerca de 3.000 anos a.C.  Formado por diversas pedras que chegam a medir cinco Leia mais »

UFO e a Bíblia

Existem muitos relatos de UFO’s e aparições de ET’s por ai. Mas os relatos mais antigos (e esquisitos) se encontram no velho testamento. Muitos dizem que não tem nada a ver, mas Leia mais »

 

Perigos do cigarro

Perigos do Cigarro

Você sabia que cigarro pode causar cerca de 50 doenças diferentes? Os perigos do cigarro vão muito além do câncer de pulmão: o tabagismo pode afetar o seu coração, gerar doenças cardiovasculares, vários tipos de cânceres e doenças respiratórias. No Brasil, 23 pessoas morrem a cada hora devido a doenças ligadas ao tabagismo – sejam elas fumantes ativos ou passivos.

Grande parte dos perigos do cigarro está no fato de que muitas substâncias nocivas fazem parte de sua composição – veja mais informações neste link. Metais pesados, pesticidas e até mesmo inseticidas constam na lista de ingredientes. A fumaça do cigarro é composta por cerca de 4000 substâncias, entre elas a acetona, arsênico, butano, monóxido de carbono e cianido. Ao fumar ou ficar perto de alguém que esteja fumando você inala pelo menos 43 substâncias comprovadamente cancerígenas.

Veja abaixo os perigos do cigarro para a sua saúde:

Perigos do cigarro: sistema respiratório
Fumar reduz a capacidade respiratória dos pulmões – é por isso que os fumantes sentem falta de ar ao subir escadas e fazer atividades físicas – e aumenta o risco de doenças respiratórias como: 

  • bronquite crônica e enfisema
  • causa 90% da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e aumenta seu risco em 10 vezes
  • laringite (rouquidão)
  • infecções nas vias respiratórias
  • crise de asma
Perigos do cigarro: sistema cardiovascular
Fumar aumenta os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares, como:

  • Infarto: o cigarro triplica o risco de morte em homens com menos de 55 anos;
  • Tromboembolia venosa e infarto: o cigarro aumenta em 10 vezes o risco em mulheres que tomam anticoncepcionais orais;
  • O cigarro aumenta o risco de insuficiência vascular periférica causando má circulação nas pernas e impotência sexual.
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Perigos do cigarro: câncer
 As substâncias cancerígenas presentes no cigarro aumentam o risco de desenvolver câncer na:
  • boca, laringe e traquéia
  • pulmões – risco 12 a 20 vezes maior
  • esôfago, estômago
Perigos do cigarro: gravidez
 Uma gestante que possui o hábito de fumar cigarros possui uma chance maior de abortar, de ter filho prematuro, de baixo peso e de morte do filho no período perinatal.
Top Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.