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Conheça as 7 maiores descobertas que tiveram ajuda da ciência

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Stonehenge e a Ciência de Mundos Distantes

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Por que alimentos integrais são melhores para você?

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Assim como as dietas sem glúten, muito se fala sobre alimentos integrais e seus diversos benefícios à saúde – incluindo o emagrecimento. Será que este tipo de alimento realmente é a melhor opção para a sua saúde?

Antes de responder a esta pergunta, precisamos esclarecer de uma vez por todas: o que são alimentos integrais?

Alimentos integrais são aqueles ricos em carboidratos complexos. Estes carboidratos, ao contrário daqueles presentes em massas, pães e bolos – os carboidratos simples – não foram alterados de nenhuma forma pela indústria alimentícia e possuem uma estrutura molecular complexa rica em nutrientes e fibras, com baixo índice glicêmico. Isso significa que, ao consumir alimentos ricos em carboidratos complexos, você terá uma liberação mais lenta de açúcar, evitando picos bruscos de glicose, prolongando, assim, a saciedade, já que são absorvidos e digeridos mais lentamente pelo organismo.

Além disso, a ingestão de alimentos integrais favorece o trânsito intestinal e o funcionamento do trato digestivo, evitando o inchaço e auxiliando no emagrecimento. Previne e auxilia no controle de diversas doenças como diabetes e dislipidemias, já que são mais ricos em nutrientes, vitaminas, minerais e fibras do que outros alimentos refinados e são capazes de suprir as necessidades do seu organismo.

É importante destacar que os alimentos integrais também são calóricos e que, como quase tudo na vida, em excesso podem provocar malefícios ao organismo. A verdade é que os alimentos integrais são tão calóricos quanto os refinados, porém o valor nutricional destas calorias é muito maior do que o valor agregado a alimentos ricos em carboidratos simples. Além disso, a ingestão excessiva de fibras (acima de 30g por dia) pode reduzir a absorção de nutrientes e sais minerais pelo organismo, comprometendo a saúde de várias formas.

O ideal é ter uma dieta balanceada, rica em todos os nutrientes que o organismo precisa, incluindo a ingestão de uma quantidade adequada de água. A palavra de ordem é MODERAÇÃO!

(Em caso de dúvidas, procure um médico ou nutricionista.)

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