Conheça a diferença entre buracos negros, buracos brancos e buracos de minhoca

Assim como os buracos negros, os buracos de minhoca surgem como soluções válidas para as equações de teoria da relatividade geral, de Albert Einstein. E, assim como os buracos negros, eles nunca Leia mais »

Vamos conversar sobre ciência?

Em seu avanço, a ciência muitas vezes teve de lutar para ser aceita pelas pessoas comuns. Parte do problema acontece porque costumamos ter opiniões sobre o mundo, e em geral gostamos que Leia mais »

Conheça alguns softwares gratuitos de astronomia para você ficar mais perto do universo astronômico

Com o avanço das novas tecnologias todo mundo teve mais possibilidade de se informar sobre o seu assunto favorito, com os apaixonados por astronomia não está sendo diferente. Existem e no mercado Leia mais »

Conheça as 7 maiores descobertas que tiveram ajuda da ciência

1. Estrutura do DNA James Watson e Francis Crick descobriram em 1953 a estrutura do DNA e a partir disso foi possível mapear a herança genética e todos os estudos de genes Leia mais »

Conheça as principais curiosidades sobre os planetas do sistema solar

Os planetas do sistema solar contam com características próprias e complexidades que impressionam até mesmo os menos entusiasmados pela Astronomia. Ao conhecer um pouco mais sobre eles, você pode perceber que existem Leia mais »

O que o vácuo quântico pode te ensinar sobre a realidade

A ciência moderna conta com novas descobertas que ampliaram o horizonte de conhecimento humano ao ponto de mudar a perspectiva de realidade. Muitas teorias da ciência moderna superam a ficção científica e Leia mais »

Saiba mais sobre as estrelas, constelações e nebulosas

Você sabe a diferença entre estrelas e constelações? Deseja conhecer um pouco mais sobre elas e sobre as nebulosas? Então você está no lugar certo. Toda a história da humanidade foi marcada Leia mais »

Você sabe o que é a teoria do tudo? Conheça mais sobre ela!

Quem nunca se preguntou sobre o limite do conhecimento humano, sobre qual é a fronteira da ciência ou o que falta para descobrirmos algo muito importante para a humanidade? Essa resposta certamente Leia mais »

Stonehenge e a Ciência de Mundos Distantes

O Stonehenge é um monumento histórico localizado no sul da Inglaterra. Arqueólogos concordam que sua datação é de cerca de 3.000 anos a.C.  Formado por diversas pedras que chegam a medir cinco Leia mais »

UFO e a Bíblia

Existem muitos relatos de UFO’s e aparições de ET’s por ai. Mas os relatos mais antigos (e esquisitos) se encontram no velho testamento. Muitos dizem que não tem nada a ver, mas Leia mais »

 

Saiba mais sobre as estrelas, constelações e nebulosas

Universo

Você sabe a diferença entre estrelas e constelações? Deseja conhecer um pouco mais sobre elas e sobre as nebulosas? Então você está no lugar certo. Toda a história da humanidade foi marcada e ainda é por descobertas e observações astronômicas. Assim como dizia Carl Sagan: quanto mais conhecemos os astros, mais conhecemos sobre nós mesmos.

Estrelas

Estrelas

É muito fácil identificar uma estrela a distância, mas difícil mesmo é compreender do que elas são feitas e como funciona o desenvolvimento de uma estrela. Tecnicamente falando, as estrelas são astros que contam com luz e calor e que apresentam um brilho cintilante, o que as diferenciam dos planetas. Elas são esféricas, constituídas por plasma, que é mantido por conta da gravidade. As estrelas tem um ciclo de vida, assim como as pessoas e os animais. Elas se formam, crescem e morrem, transformando-se em outro objeto celeste.

O nascimento das estrelas se dá a partir do colapso de uma nuvem de elementos químicos composta de bastante hidrogénio e outros elementos pesados. Na formação de uma estrela há uma atividade conhecida por fusão nuclear, que é quando o hidrogênio vai se convertendo em hélio e deixa o núcleo denso.

Constelações

Constelações

Desde os primórdios da humanidade o ser humano tem o hábito de olhar para o céu e observar as estrelas. O agrupamento de estrelas e as figuras que elas formam no imaginário coletivo foram chamados de constelações. Após anos de estudo, já na década de 30, os astrônomos definiram outro conceito para constelações, que por sinal, continua em vigor até hoje, que é a divisão da espera celeste, de modo geométrico em 88 partes.

Nebulosas

Nebulosas

As nebulosas são conhecidas pela beleza e variedades das cores, elas são compostas por hidrogênio e plasma ionizados e se formam a partir de restos de outras estrelas que explodiram. Durante o ciclo de uma nebulosa ela fica unindo pedaços de matéria em um único ponto, o que resulta em uma nuvem de gás densa, colorida e uma verdadeira obra de arte.

Top Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.