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Stonehenge e a Ciência de Mundos Distantes

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O Stonehenge é um monumento histórico localizado no sul da Inglaterra. Arqueólogos concordam que sua datação é de cerca de 3.000 anos a.C.  Formado por diversas pedras que chegam a medir cinco metros de altura e a pesar até cinco toneladas é um dos mais famosos e mais estudados patrimônios da humanidade.

A construção do Stonehenge foi dividida em três etapas, como veremos a seguir:

 1ª fase: 3100. a.C. ->  2ª fase: 2150 a.C. -> 3ª fase: 2075 a.C.

Veja a ilustração das etapas:Construcao_Stonehenge

 

Sabemos hoje que sua construção se deu com pedras retiradas a mais de 250 km de distância em uma pedreira localizada no País de Gales. Não existem registros de nenhuma sociedade avançada de forma organizacional ou tecnológica nesse período que possa transferir blocos de concreto tão pesados a uma distância tão longa. A primeira civilização a se ter registro nessa localidade foram os Celtas que datam de cerca de 300 a.C., ou seja, mais de 1.500 anos mais recentes que a construção do monumento.

Sendo assim, as perguntas que tanto nos intrigam: Quem construiu? Como? Por quê?

Assim como outros monumentos localizados ao redor do globo, até hoje não sabemos ao certo quem os construiu nem como, porém, assim como todos os outros o Stonehenge tem sua funcionalidade diretamente ligada à Astronomia.

Podemos entender este como mais um presente de povos de mundos distantes? Sempre que nos perguntamos isso de cara já nos questionamos o por que uma civilização mais avançada que a nossa atravessaria o universo para deixar monumentos?

STONEHENGE

Desde sua primeira fase construída, permitia aos povoados que residiam na Grã-Bretanha saber as fases da lua e até a datação do último dia da estação (na primeira fase inverno e nas duas seguintes verão). Esse conhecimento foi essencial para todas as sociedades evoluírem, pois este saber é o que rege as leis das plantações/colheitas e da exploração marítima. Além disso, como todo monumento que se alinha aos astros, sua estrutura é robusta em conhecimento matemático. Podemos nos perguntar: “Tá! Mas por que deixariam monumento com todo esse conhecimento e não nos ensinaram diretamente?”.

Esta pergunta que automaticamente nosso cérebro nos faz é extremamente carregada de anacronismo, ou seja, tentamos julgar as ações com o conhecimento de hoje e não contextualizando com a época em qual nos referimos.

A matemática como conhecemos para a arquitetura e engenharia começou a se desenvolver cerca de 1500 a.C., onde se registram os primeiros exemplos do Teorema de Pitágoras etc. nas primeiras grandes civilizações, como os babilônicos e os egípcios.

Será que esse não é o sinal  que não estávamos prontos do ponto de vista evolutivo? Podemos pensar que uma raça alienígena mais avançada nos ajudou a entender a conhecer a matemática respeitando nossas limitações?

Será o Stonehenge mais uma prova de como ”desenhavam” para nos ajudar a entender aspectos científicos que para o humano do neolítico pareciam até como místicos?

STONEHENGE_2

E o que você acha disso tudo?

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