Conheça a diferença entre buracos negros, buracos brancos e buracos de minhoca

Assim como os buracos negros, os buracos de minhoca surgem como soluções válidas para as equações de teoria da relatividade geral, de Albert Einstein. E, assim como os buracos negros, eles nunca Leia mais »

Vamos conversar sobre ciência?

Em seu avanço, a ciência muitas vezes teve de lutar para ser aceita pelas pessoas comuns. Parte do problema acontece porque costumamos ter opiniões sobre o mundo, e em geral gostamos que Leia mais »

Conheça alguns softwares gratuitos de astronomia para você ficar mais perto do universo astronômico

Com o avanço das novas tecnologias todo mundo teve mais possibilidade de se informar sobre o seu assunto favorito, com os apaixonados por astronomia não está sendo diferente. Existem e no mercado Leia mais »

Conheça as 7 maiores descobertas que tiveram ajuda da ciência

1. Estrutura do DNA James Watson e Francis Crick descobriram em 1953 a estrutura do DNA e a partir disso foi possível mapear a herança genética e todos os estudos de genes Leia mais »

Conheça as principais curiosidades sobre os planetas do sistema solar

Os planetas do sistema solar contam com características próprias e complexidades que impressionam até mesmo os menos entusiasmados pela Astronomia. Ao conhecer um pouco mais sobre eles, você pode perceber que existem Leia mais »

O que o vácuo quântico pode te ensinar sobre a realidade

A ciência moderna conta com novas descobertas que ampliaram o horizonte de conhecimento humano ao ponto de mudar a perspectiva de realidade. Muitas teorias da ciência moderna superam a ficção científica e Leia mais »

Saiba mais sobre as estrelas, constelações e nebulosas

Você sabe a diferença entre estrelas e constelações? Deseja conhecer um pouco mais sobre elas e sobre as nebulosas? Então você está no lugar certo. Toda a história da humanidade foi marcada Leia mais »

Você sabe o que é a teoria do tudo? Conheça mais sobre ela!

Quem nunca se preguntou sobre o limite do conhecimento humano, sobre qual é a fronteira da ciência ou o que falta para descobrirmos algo muito importante para a humanidade? Essa resposta certamente Leia mais »

Stonehenge e a Ciência de Mundos Distantes

O Stonehenge é um monumento histórico localizado no sul da Inglaterra. Arqueólogos concordam que sua datação é de cerca de 3.000 anos a.C.  Formado por diversas pedras que chegam a medir cinco Leia mais »

UFO e a Bíblia

Existem muitos relatos de UFO’s e aparições de ET’s por ai. Mas os relatos mais antigos (e esquisitos) se encontram no velho testamento. Muitos dizem que não tem nada a ver, mas Leia mais »

 

Você sabe o que é a teoria do tudo? Conheça mais sobre ela!

Teoria do tudo

Quem nunca se preguntou sobre o limite do conhecimento humano, sobre qual é a fronteira da ciência ou o que falta para descobrirmos algo muito importante para a humanidade? Essa resposta certamente está na teoria do tudo. Se você nunca ouviu falar sobre ela, ainda tem tempo de estudar um pouquinho e ajudar a humanidade a fazer história, assim como Stephen Hawking, Albert Einstein e Isaac Newton. A resposta pode ser simples, complexa, precisar de cálculos ou vim através de um insight, observando uma maçã cair do pé ou os padrões encontrados na própria natureza.

O que é essa tal teoria do tudo?
A teoria do tudo é uma formula, ou um conjunto de conhecimento que os físicos são loucos para encontrar, porque com ela, todas as leis e paradigmas da humanidade seriam explicados. A teoria do tudo é uma espécie de santo graal para os físicos. As mentes mais brilhantes do mundo estão estudando para conseguir encontrar essa teoria. A recompensa para essa teoria vai muito além de um Nobel, que com certeza quem encontra-la ganhará, mas sim a compreensão sobre como as coisas funcionam, em outras palavras: como todas as leis da natureza interagem entre si.

Quem está mais perto de encontra-la?

Teoria das cordas
Algumas teorias estão mais próximas de ser uma teoria do tudo do que outra. Isso devido ao nível de aceitação acadêmica, baseada em provas científicas e métodos indutivos. A mais próxima é a teoria das cordas. Resumidamente, mas bem resumido, a teoria da corda acredita que a estrutura fundamental de tudo que existe é semelhantes a uma corda e não a partículas, como diz a física tradicional. A teoria das cordas é uma candidata à teoria do tudo porque ela visa unificar a mecânica quântica com a teoria da relatividade. Essa unificação de teorias é uma das principais características de uma teoria do tudo, porque visa uma mesma teoria para todas as coisas.

Qual é o problema?

Gravidade

Que tem uma teoria que os físicos almejam encontrar, que explica como funciona todas as coisas e une todas as leis da física você já sabe. Conhece também a principal candidata, mas e o problema? O que falta para encontra-la? Essa é a questão. É a tal da gravidade que está complicando as coisas. Isso porque ela é muito diferente na relatividade geral (estudo do macro) e na mecânica quântica (estudo do micro). Ou seja: ela apresenta comportamento diferente no micro e no macro, causando dificuldade em ser aplicada em uma teoria que explique o micro e o macro.

O que a sua intuição ou estudos diz sobre isso? Se tiver uma teoria que ajude a desenvolver uma teoria do tudo, ou contribuir com estudos relacionados a ela, é uma área com muitas possibilidades de descobertas e inovações. Acompanhe o nosso site e fique por dentro de tudo sobre o mundo da ciência e muito mais!

Top Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.